Carteira de trabalho sigla

A Carteira de trabalho CTPS constitui-se no documento de identificação do trabalhador, dando elementos ao governo para analisar a mão de obra empregada e a que está por se empregar, inclusive tendo ideia dos menores que são empregados ou pretendem empregar-se.

Por meio da Carteira de trabalho CTPS há condições de o empregador verificar o passado do trabalhador, observando se este permaneceu muito ou pouco tempo no emprego, se passa de emprego em emprego.

Para o trabalhador, a Carteira de trabalho CTPS irá demonstrar o tempo de serviço em que contribuiu como empregado para efeitos de contagem do referido tempo, visando à concessão de futura aposentadoria. Destina-se, também, a Carteira de trabalho CTPS a provar a existência do contrato de trabalho e as condições que foram pactuadas, como salários, atualizações desses, contribuição sindical, férias etc.

.

Conceito da Carteira de trabalho CTPS

A sigla CTPS significa Carteira de Trabalho e Previdência Social.

A Carteira de trabalho CTPS é o documento de identificação do trabalhador que serve não só para constatar que ele mantém contrato de trabalho com o empregador, provando sua existência, mas também comprovam o tempo de serviço que foi prestado as outras empresas pelo empregado, servindo como verdadeiro atestado de antecedentes do trabalhador.

Não deixa de ser a Carteira de trabalho CTPS um documento, não só porque contém a identificação do trabalhador, filiação, nascimento, naturalidade e etc. Mas também é o instrumento que prova a existência do contrato de trabalho mantido com o atual empregador e também com os anteriores, servindo de meio de prova do contrato de trabalho, como para efeitos de prova de tempo de serviço perante Previdência Social.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *