Como faço para me destacar nas entrevistas de emprego

Independentemente de ser a primeira entrevista de emprego ou apenas mais uma das muitas entrevistas que você já participou, elas são sempre momentos que causam aquele frio na barriga. Isso ocorre quando passamos por situações imprevisíveis e em especial quando somos testados.

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego ajudará você a se preparar para esse momento crucial entre conseguir ou não aquela vaga de emprego tão esperada. Confira abaixo dicas preciosas sobre como se destacar nas entrevistas de emprego.

 .

Conheça bem a empresa

Se o objetivo é impressionar e cativar o entrevistador você precisa estar preparado para responder bem as perguntas que lhe forem feitas.

Frequentemente entrevistadores questionam se o candidato conhece a empresa.De certa forma eles tem interesse em saber se você se preparou para o momento, se pesquisou sobre o local e quais motivos viu para se interessar em trabalhar na empresa em questão.

Criamos uma check-listparate auxiliar nessa pesquisa:

  • Acesse o site da empresa;
  • Conheça um pouco sobre o produto ou serviço que a empresa oferece;
  • Entenda sobre o estilo de se vestir na empresa: Formal ou mais informal;
  • Verifique o que lhe chama atenção e por que gostaria de trabalhar nessa empresa;
  • A empresa ganhou algum prêmio? Possui algum certificado de qualidade como ISOs?

Quanto mais informações vou obtiver da empresa em que fará a entrevista de emprego, melhor se sairá nessa etapa da entrevista.

Vale lembrar que nem todos os entrevistadores se utilizam dessa pergunta, se for o caso você estará preparado, do contrário certamente encontrará um momento oportuno para usar as informações e inclusive se destacar entre os demais.

 .

Uma pergunta interessante: Quem sou eu?

Entrevistas de emprego tem o objetivo de proporcionar contato pessoal, verificar as experiências do candidato, para os casos de primeiro emprego ou primeira entrevista de empregoidentificar as habilidades do candidato e de maneira geral, afinidade da pessoa com a vaga de emprego.

Assim como os questionamentos sobre a empresa, todas essas habilidades e afinidades do perfil profissional serão descobertas por meio de perguntas sobre quem é você.

Prepare-se e ensaie para responder sobre suas qualidades, defeitos, o que gosta ou não de fazer, livros que já leu ou simplesmente falar sobre você.

Parece fácil, mas na hora da entrevista o “branco” aparece quando menos se espera.

 .

Capriche na apresentação pessoal

Estar com uma boa apresentação pessoal resume-se em higiene pessoal e roupas adequadas.

Durante a pesquisa sobre a empresa busque as evidências de quais características a mesma deseja transmitir/comunicar.

Veja um exemplo simples:

Vamos considerar que a entrevista será em um Banco, empresas nesse segmento precisam passar segurança, confiança, atenção, credibilidade entre outros.
Pergunte-se: Como as pessoas que trabalham em bancos se vestem?
Seguindo para um lado oposto, digamos que a entrevista de emprego será em uma loja de roupas para surfistas, a comunicação neste caso é entre esportistas e “Brothers”.

Quando for se vestir para a sua entrevista tenha em mente como a empresa se comunica ou interage com o público.

Em casos de dúvidas, roupas neutras costumam ser assertivas. Nada de excessos para causar impressões que possam prejudicar seu desempenho. 

 .

A caminho da entrevista

Chega o grande dia, você leu sobre a empresa, ensaiou sobre como falar sobre você mesmo, caprichou no visual, mas chegou atrasado!

Para não se atrapalhar, chegue ao menos 15 minutos antes, do contrário não terá tempo para se ambientar com a empresa e inclusive eliminar um pouco da ansiedade. Candidatos atrasados inquestionavelmente perdem pontos.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *