Confiança é a base da liderança

Uma das lições mais importante que um líder pode aprender é sobre como a confiança funciona. Para mim, confiança se relaciona com ganhar e gastar uns trocados que estão em seu bolso. Toda vez que você toma uma boa decisão na liderança, isso coloca uns trocados em seu bolso. Toda vez que toma uma decisão insatisfatória, você tem de passar parte desses trocados para as pessoas.

Todo líder tem alguns trocados no bolso quando inicia uma nova posição de liderança. Daí em diante, ou ele junta mais trocados ou tem de usá-los. Se tomar uma decisão péssima após a outra, vai usando sua reserva. Então, um dia, após tomar a última decisão ruim, colocará a mão no bolso e perceberá que não há mais nada. Não interessa se o erro foi grave ou fútil. Quando você não tem o que dar, é descartado como líder.

A história de sucesso e fracasso de um líder faz uma grande diferença em sua credibilidade. Seu pessoal sabe quando você comete erros. A verdadeira pergunta é se você irá admiti-los. Em caso afirmativo, muitas vezes logo reconquistará a confiança do pessoal. Aprendi de imediato que, quando o assunto é liderança, não dá para cortar caminho, independentemente de há quanto tempo lidera seu pessoal.

.

As características da liderança

Há três qualidades que um líder deve ter para gerar confiança: competência, conexão e caráter. As pessoas perdoarão eventuais erros com base na capacidade, principalmente se puderam ver que você ainda está crescendo como líder. Entretanto, não confiarão em alguém que apresenta deslizes de caráter. Nessa área, até os lapsos ocasionais são fatais.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *