Funcionário do mês

Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais dinâmicos, atualizados e com poder de decisão, independentemente da função exercida; gerente, secretaria, auxiliar de departamento de pessoal ou de escritório.

Com o desenvolvimento tecnológico, os escritórios ganharam diferentes aparelhos, informatizaram-se e os funcionários tiveram que se adaptar a essas mudanças.

Um funcionário que trabalha em escritório, atualmente, deve ter conhecimento da tecnologia, pois, geralmente, dispõem de diversos aparelhos como: computador, fax, impressora, copiadora e outros que deverão ser utilizados na rotina de trabalho.

 

Como se tornar um funcionário do mês?

Diante de tantas transformações, o mercado de trabalho exige hoje um novo perfil dos funcionários Duas são as características básicas exigidas atualmente:

  • Dinamismo – Um funcionário bem qualificado deve ser dinâmico, agir sem perder tempo, tomando as decisões necessárias referentes às suas atividades. Ter uma visão global da empresa ou, pelo menos, conhecer a estrutura dos departamentos que estão diretamente ligados ao seu.
  • Atualização – A atualização é uma exigência do mercado atual. Um bom funcionário deve ter conhecimento das novidades tecnológicas que poderão auxiliá-los na execução de suas atividades e estar constantemente se aperfeiçoando através de cursos, especializações visando a um maior aprimoramento profissional.

 

Funções de um funcionário que se destaca
  • Assessorar – Hoje num escritório uma função principal é a de PRESTAR ASSISTÊNCIA a diretores, a executivos e a chefes de departamento.
  • Transmitir e selecionar informações – Para assessorar adequadamente é preciso estar atento a todas as informações relativas às suas funções e TRANSMITI-LAS ao seu chefe de forma sintética e simples, selecionando-as de acordo com a importância.
  • Executar tarefas diárias e eventuais – Para assessorar adequadamente é preciso EXECUTAR com eficiência todas as suas atividades. Mas, para executar bem, é necessário ter o conhecimento exato do que deve fazer.

 

Perfil para se tornar um funcionário do mês

O perfil de um funcionário está diretamente relacionado às atividades por ele exercidas, portanto selecionamos algumas características básicas direcionadas a postura de profissionais que trabalham em escritório.

 Discrição – Sem discrição, qualquer carreira será breve.

Um funcionário, geralmente, tem contato direto com problemas ou assuntos sigilosos referentes ao seu chefe ou a própria empresa. Ele deve ser sempre discreto e manter sigilo sobre as informações recebidas.

 

Pontualidade – A pontualidade é uma qualidade fundamental.

A necessidade de chegar no horário é imprescindível. Em caso de eventuais atrasos, entrar em contato com a empresa.

Se o horário de entrada é 8:00 horas, chegue às 7:50 horas.

 

Responsabilidade – Ter consciência de suas atividades.

É necessário fazer tudo o que pertence a sua função, para tanto é importante saber:

  • O que fazer? – Conhecer todas as tarefas a serem realizadas
  • Como fazer? – Ter condições reais para realizar as tarefas necessárias.
  • Quando fazer? – Organizar as tarefas a serem realizadas e criar condições diárias para a suas realizações

 

Rigor – Ter o controle de qualidade de todo o seu trabalho.

O Rigor é uma exigência ao profissional de qualquer área. Revisar tudo o que faz, confirmar o encaminhamento e a resolução de suas solicitações, estar atento a todo o processo de realização do seu trabalho são atitudes importantes para que não ocorram falhas.

O funcionário hoje está a todo o momento sendo avaliado pela qualidade do seu serviço.

 

Participação / colaboração – Ter espírito coletivo

Assumir atitudes que visem atingir o beneficio de todo o grupo de trabalho e não apenas pessoal.

Uma empresa é um conjunto e você deve assumir que faz parte deste conjunto.

 

Desafios – Não ter medo do novo

Um funcionário eficiente, de sucesso garantido busca continuamente novas formas para realizar seu trabalho com mais eficácia.

Manter-se atualizado, conhecendo novas tecnologias, é fundamental a qualquer funcionário. O domínio do computador é necessário em quase todas as áreas.

 

Postura adequada – É importante adequar as suas atitudes à função exercida.

  • Não comer no recinto de trabalho
  • Não ficar conversando ao telefone
  • Não cantar, assobiar, ler revistas ou jornais;
  • Não ficar conversando com outras pessoas no recinto de trabalho;
  • Não ser indelicado no atendimento ao público;

 

Obstáculo ao sucesso profissional
  1. Desinteressar-se pelo trabalho e pela profissão.
  2. Ser indiscreto
  3. Ser impertinente ou insolente
  4. Estimular fofocas
  5. Descuidar – se da apresentação.
  6. Exagerar na apresentação pessoal.
  7. Ausentar-se por muito tempo da sala de trabalho sem autorização
  8. Fazer transações comerciais particulares.

 

Principais informações ao Ingressar em uma empresa

As primeiras informações que se deve obter ao ingressar em uma empresa são:

  1. Conhecer a área de atuação da empresa.
  2. Quais os produtos / serviços que a empresa oferece.
  3. Quais os setores existentes.
  4. Quais os serviços terceirizados (realizados por outras empresas).
  5. As pessoas com quem terão contato direto
  6. A quem se subordinará
  7. Quem lhe passará as atividades e serem desempenhadas.

 

Algumas empresas oferecem estas informações na admissão ou na primeira entrevista do funcionário, outras possuem manuais com as informações gerais sobre a empresa.

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