Logistica no Brasil e na América do Sul

 

Logística e necessidades

A busca pela satisfação do cliente é algo essencial para a vida de uma empresa nos dias atuais. A concorrência é ampla e, às vezes, até desleal. O que imediatamente vem à mente quando se fala na satisfação do cliente é a qualidade; porém em um mundo globalizado isso passou de diferencial para obrigação. Onde entra a logística neste contexto atual? Diferencial competitivo é a expressão que pode definir o papel desta importante ferramenta de gestão na atualidade.

Pense! A partir do momento em que o mercado possui vários concorrentes que conseguem qualidade satisfatória na visão do consumidor, então as empresas precisam otimizar recursos para que possa vender mais barato ou mesmo para maximizar ganhos, se quiser permanecer no mercado. Outro ponto que merece reflexão é saber se o cliente pode encontrar a qualidade que deseja entre os concorrentes e se os preços similares são o diferencial que precisa estar na prestação de serviços.

Com a otimização de recursos, a logística pode proporcionar a qualquer empresa uma maximização dos lucros ou mesmo vislumbrar novas possibilidades de mercado.

 

Por que estudar logística?

Cada vez mais conceitos como a maximização de lucros, o aumento de qualidade, a agilidade e eficiência em fluxos são debatidos e aplicados em empresas, para que tenham diferencial competitivo perante outras empresas.

Esse assunto é de suma importância, uma vez que absorve quantias consideráveis do orçamento operacional de uma instituição. Os investimentos nessa área devem ser muito bem planejados e objetivando sempre o aumento de qualidade, com redução de custos. Vendo por essa óptica é fácil entender porque um profissional na área de logística é considerado um dos corações estratégicos das empresas.

O investimento em alguns setores da logística é considerável

Na figura acima, temos a imagem de algumas atividades da logística, cujo investimento em infraestrutura e em mão de obra é, muitas vezes altíssimo; mas se for bem aplicado se reverterá em benefício para a própria empresa.

Muitas pessoas estudam a Logística por ser assunto interessante e fundamental, pois hoje os conceitos vão muito além do mundo empresarial. É imprescindível o estudo da logística, uma vez que há necessidade de profissionais especialmente treinados e qualificados para colocar em práticas conceitos que apontem e administrem a necessidade de investimentos e a operacionalidade de tal.

 

Importância da logística

É comum abordar a importância desta ciência somente no que diz respeito à situação empresarial, porém logística vai muito, além disso. A organização de cidades deve obedecer a conceitos simples de fluxo de transporte e infraestrutura, para que haja maior qualidade de vida e eficiência com a operacionalidade das vias públicas, ou seja, a importância está além de questões empresariais e vai ao encontro da população. Por exemplo, a manutenção de vias públicas pode tornar a qualidade de vida melhor em determinada região e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de uma empresa, isto é, quando os conceitos são utilizados de forma eficiente pela administração pública, há ganhos na economia e no dia a dia da população.

 

Destaques

Estados Unidos, Canadá e Europa são claros exemplos de países que se destacam em suas eficiências e estruturas operacionais.

Nos Estados Unidos, todas as suas regiões são ligadas por infraestrutura logística. Isto significa dizer que qualquer tipo de mercadoria pode ser tranquilamente transportado de um estado a outro do país. Todas as regiões são atendidas por algum tipo de malha viária, o que torna a movimentação de mercadorias muito mais simples e barata, aumentando inclusive a qualidade de vida local.

Na Europa, acontece situação semelhante, você é capaz de cruzar todas as regiões através do modal ferroviário, uma vez que todas estão interligadas por esse tipo de via, é claro que a ligação rodoviária é outro ponto de integração do continente como um todo.

 

Logistica no Brasil e na América do Sul

No Brasil e na América do Sul acontece, infelizmente, o contrário. Se compararmos a infraestrutura de nosso país com a dos países do continente Europeu, por exemplo, veremos que temos uma malha viária extremamente ruim. E como isso afeta a logística de sua empresa? De todas as formas. Exemplificando: se você reside em um lugar onde só tem rodovia, por exemplo, e essa seja muito ruim, com certeza o frete para aquela região será bem mais caro do que para outro lugar. Pense comigo: se você necessita adquirir uma matéria prima de outro lugar, o valor do frete tornará sua encomenda mais cara e automaticamente seu produto ficará mais caro. Essa lógica vale também para o caso de você precisar distribuir seu produto acabado. Se a sua região está em local de difícil acesso, ficará caro operacionalizar a distribuição para fora dessa região e obviamente seu produto será mais caro do que os oriundos de regiões melhor atendidas pela infraestrutura logística.

No que diz respeito ao quesito infraestrutura, a responsabilidade pela melhoria das vias é do poder público.

 

Resumo

A logística ajuda não somente as empresas, mas a qualidade de vida local, no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestrutura para sua operacionalidade. O tema logística hoje é vital para as empresas à medida que otimiza recursos e aumenta a qualidade, o que significa, gastar menos com resultados melhores. A infraestrutura logística das cidades e das regiões é de responsabilidade do poder público. No Brasil, temos malhas viárias consideradas muito ruim em relação a Europa e Estados Unidos.

 

Curso de logística

Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas. O Curso de Logística conta com apostilas que podem ser impressas, vídeo aulas, e o apoio de um professor para tirar quaisquer dúvidas. Ao final do Curso de Logística, você recebe o certificado de conclusão em casa, sem custo adicional.

 

Apresentação do Curso de Logística

Matricule-se no curso de logistica

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *