O que é almoxarifado

O que é almoxarifado

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O almoxarifado é um setor fundamental das organizações. É o lugar onde os materiais e produtos são armazenados, tanto para uso interno, quanto externo. Atualmente, este setor vem ganhando espaço nos estudos administrativos.

Este setor consiste no estabelecimento de controle do estoque, considerando os seguintes aspectos:

  • Quantidade de produtos;
  • Reposição de produtos;
  • Armazenagem de produtos;
  • Controle de custo;
  • Validade do estoque;

 

Almoxarifado e suas exigências

O almoxarifado exige, além disso, o controle de mercadorias e itens diversos, como produtos de limpeza, de escritório, serviços, entre outros. Também são considerados certos aspectos, como pesquisas de fornecedores, arquivamento de notas, registro de compras, entradas e saídas, além de outras tarefas oriundas do estoquista ou profissional de almoxarife.

Dentre suas funções, o profissional é responsável por observar os critérios de racionalização de procedimentos, acondicionamento de produtos e a elaboração de documentação de controle de estoque.

É preciso que o profissional de almoxarifado tenha bons domínios das ciências matemáticas, uma vez que o cálculo das quantidades de produtos é função quase rotineira neste campo de atuação.

Quando falamos de acondicionamento de materiais, devemos considerar a distância entre o local de estocagem e onde serão usados. Também é preciso atentar-se à adequação deste espaço de armazenamento, ajustando-o à sua capacidade.

 

Almoxarifado e sua localização

A localização é outro aspecto fundamental. Devemos nos atentar à facilidade em se encontrar aquilo que é procurado – através de etiquetagem, por exemplo – com o intuito de se evitar a entrega errônea de material, o que acarreta problemas no controle, tempo desperdiçado, entre outras situações que podem atravancar todo o processo de produção.

É de suma importância a exatidão dos dados operacionais. Isso implica na certeza das informações de controle em relação aos bens armazenados. A falta de controle, isto é, a inexatidão das informações, ocasionará em falhas de contabilidade, fornecimento etc.

O setor de almoxarifado deve, por via de regra, apresentar os indicadores de suas atividades como, por exemplo, os relatórios de eficiência, com o intuito de proporcionar otimização do gerenciamento, controle do histórico dos itens, entre outros.

De um modo geral, a documentação do setor de almoxarifado deve contemplar as normas e procedimentos de identificação dos produtos, bem como inventário, inclusão de novos itens, entre outras ações.

Ele deve recepcionar os materiais entregues pelo fornecedor, fazer a conferência dos mesmos e das notas fiscais, verificando quantidades, qualidade e especificações de produtos.

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